Sexta-feira, 8 de Setembro de 2006

Nunca desista dos seus sonhos

Antes de fazer os textos sobre Bulliyng e sobre fobia escolar, resolvi deixar uma sugestão de leitura de um livro que me fascinou e suscitou grande interesse: Nunca Desista de seus Sonhos de Augusto Cury. Para aguçar a curiosidade dos possíveis leitores aqui fica um excerto do prefácio do autor, um conceituado psiquiatra que aborda ao longo do livro a nossa capacidade de sonhar, revelando o quanto essa capacidade é fundamental para a realização dos nossos projectos de vida.

«Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue os seus objectivos está condenado a fracassar 100 % das vezes.

Analisando a trajectória vitoriosa de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraão Lincoln e Martin Luther King, Cury nos faz repensar a nossa vida e nos inspira a não deixar os nossos sonhos morrerem.

"A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Os desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projectos de vida, sobrevivem ao caos.

A culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo colectivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.

A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença dos sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.

Este livro foi escrito para todos os que precisam sonhar (crianças, jovens, pais, profissionais) e não apenas para psicólogos e educadores. Ele fala sobre a ciência dos sonhos, a mente dos sonhadores, a personalidade dos que nunca desistiram dos seus sonhos.

Acima de tudo este livro ensina a pensar. Provavelmente, ao lê-lo, você vai repensar a sua vida. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido."»

Augusto Cury

publicado por danii às 16:27
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Verinha a 12 de Setembro de 2006 às 20:13
PARABENS por este teu blog, Linda! ta mt á frente!! Continua!!
bjinho*
De blogdoscaloiros a 18 de Fevereiro de 2007 às 15:35
Gostei bastante de ler o livro. Descobri-o pouco antes da pausa de verão!

É uma visão q ñ traz nada de novo para 'alguns' professores, mas pelo menos dá-lhes a satisfação de sentir q há mt andam na senda de novas abordagens na relação ensino e aprendizagem.

saudações

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Posts a caminho...

. “A criança que não queria...

. Insucesso escolar. A popu...

. Menores em Risco

. Avanços e praxis nas toxi...

. Fobia escolar

. Nunca desista dos seus so...

. Posts a publicar

. A Violência Doméstica: Co...

. The Beggining

.arquivos

. Julho 2007

. Março 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.tags

. Peço desculpa por alguns lapsos no post

. quando o escrevi inicialmente.o que se p

. todas as tags

.links

.PSI-Leituras

*Os Filhos da Droga-Christiane F. *O Sentimento de Si-António Damásio *Cem Anos de Solidão-Gabriel García Márquez

.counter

Magazine Subscription
Cingular Wireless
blogs SAPO

.subscrever feeds