Sexta-feira, 13 de Outubro de 2006

Avanços e praxis nas toxicodependências

 

Nos passados dias 10 e 11 de Outubro, decorreu na faculdade de Psicologia e Ciências da e Educação da Universidade do Porto o congresso CAT Matosinhos que contou com a presença do Prof. ALAN MARLATT (Professor of Psychology and Director of the Addictive Behaviors Research Center University of Washington), conhecido por estudos que envolvem a Prevenção da recaída e a Redução de riscos.

As conferências apresentadas por este grande nome da Psicologia do comportamento aditivo foram de grande importância para os psicólogos e técnicos de Cat`s que vieram de todo o país, pois ilustraram de forma exemplar os avanços que se têm feito sentir nesta área.

Segundo o Modelo de Prevenção de Recaída de Marlatt, a recaída  é um  movimento de transição entre o controlo absoluto vs perda absoluta de controlo.

 O significado de recaída é o retorno à estaca 0, isto é, todos os avanços ou aquisições terapêuticas deixam de fazer sentido, de exercer influência no comportamento aditivo. Por isso, conduz a implicações psicoterapêuticas muito distintas. Em inglês distingue-se lapse = escorregadela e desse lapso pode ou não desembocar na recaída, de relapse.

 

Em termos de intervenção?

A identificação da situação de alto risco (situações de maior vulnerabilidade), cujos factores são susceptíveis de desencadear a recaída e são determinantes da mesma.

Uma aproximação não descritiva mas sim interventiva psicologicamente vai no sentido de identificar as ameaças ao controlo do comportamento aditivo e ajudar o toxicodependente a lidar com essas situações de alto risco, ou seja, ensina-se o individuo a reconhecer o tipo de situações que vão dar origem à recaída, os sinais de perigo, como por exemplo, os estados emocionais negativos, os conflitos interpessoais e a pressão social.

 

O Modelo de Redução de danos:

Marlatt é um dos teóricos dos modelos de redução de danos. Realizou um programa que implica e interacção e intervenção dos indivíduos, evitando a realização de palestras, pois os indivíduos não são receptores passivos de informação, mas antes processadores activos. Compete ao indivíduo tomar as decisões por si próprio. As crenças associadas ás drogas são várias. O que o indivíduo percepciona como benéfico e que advém do consumo pode ser variado.

O consumo não é visto como um flagelo, mas é um dos aspectos inerentes às sociedades, a que nos devemos habituar, aceitando e interagindo de forma humana, tratando e não condenando.

 

      No que concerne à intervenção:

-          O formato do programa é interactivo;

-          A informação é apresentada numa base interpessoal;

-          As “palestras” são evitadas;

-          Recorrem-se a “role-plays” activos para praticar competências e ensaiar modos de actuação em situações de alto-risco;

-          O uso de álcool e drogas é integrado em discussões sobre o comportamento sexual;

-          Administração segura das drogas, alternativas (substancias mais seguras)

-          Enfatiza-se a escolha pessoal e a responsabilidade;

-          O objectivo geral das intervenções é aumentar a consciência para os comportamentos de alto risco e suas consequências (benéficas ou prejudiciais) reduzindo a frequência e intensidade do consumo;

-          Estabilizar o problema do indivíduo no sentido de prevenir uma exacerbação das suas consequências negativas.

 

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por danii às 22:44
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Posts a caminho...

. “A criança que não queria...

. Insucesso escolar. A popu...

. Menores em Risco

. Avanços e praxis nas toxi...

. Fobia escolar

. Nunca desista dos seus so...

. Posts a publicar

. A Violência Doméstica: Co...

. The Beggining

.arquivos

. Julho 2007

. Março 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.tags

. Peço desculpa por alguns lapsos no post

. quando o escrevi inicialmente.o que se p

. todas as tags

.links

.PSI-Leituras

*Os Filhos da Droga-Christiane F. *O Sentimento de Si-António Damásio *Cem Anos de Solidão-Gabriel García Márquez

.counter

Magazine Subscription
Cingular Wireless
blogs SAPO

.subscrever feeds